g1 Ouviu #324 - Projota compara gerações do rap: 'A minha, falava mais sobre ser. E essa, sobre ter'
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Projota esteve no g1 Ouviu, em 10 de dezembro, e fez uma análise sobre atual geração do rap e a del. Segundo o artista, a geração dele foi "doutrinada sobre disciplina" pela primeira leva de artistas do hip-hop no Brasil.
“Minha geração não se importava com estética. Tinha que ir de chinelo nas batalhas de rima. Hoje, vejo uma juventude preta, bonita, que consegue se vestir melhor do que nossa geração. Tende-se a perceber que as coisas estão melhorando”, analisou.
Projota também disse que a temática central das músicas dele não é de ostentar, mas refletir sobre quem ele é e quer ser.
“Minha geração falava mais sobre ser. E essa, sobre ter. É um divisor complicado, complexo, e até natural. Não é uma crítica, mas é um fato.”
Durante o programa, o rapper também contou que só sentiu que era conhecido, mesmo, graças à participação no Big Brother Brasil em 2021.
"Senhorinhas me param: 'Ah, eu adorava você no BBB'. Eu falo: 'Eu duvido! Nem eu me adorava no BBB. Nem minha vó me adorou no BBB'", brincou.
Projota fala sobre a dificuldade em lidar com as críticas sobre o seu trabalho no rap
Projota ainda falou sobre a dificuldade que tinha em lidar com críticas que diziam que a arte que ele fazia não era rap. “Eu ‘comprava’ as críticas que apareciam nas redes sociais. Lidar com isso era muito difícil.”
Ele ainda contou que enfrentou problemas de saúde mental depois do sucesso, quando ele passou a escrever não só sobre superação, mas sobre as cobranças que encarava.
"Para um moleque que só tava na correria, não era tão difícil a vida. Quando a cobrança chegou lá na frente, a depressão chegou. Chegou depois que venci na vida".
“Terapia foi fundamental pra me entender, me perdoar pelos meus erros. Ainda mais pra gente que vem de uma geração que carregava um peso tão grande em cima do menino, que não pode chorar, não pode perder, tem que ser foda. Tinha a necessidade de ser muito foda. E em tudo”, afirmou o rapper.
Você pode ouvir o g1 Ouviu no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts. Assine ou siga o g1 Ouviu para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Projota no g1 Ouviu
Rafael Peixoto/g1
Projota dá entrevista ao g1 Ouviu
Rafael Moura Peixoto/g1